Fotos: Rodrigo Wood
Antes de relatar os resultados do teste, vou comentar sobre o modelo Honda VFR1200:
Esta moto é o modelo TOP com eletrônica da marca Honda, possui câmbio todo eletrônico de 6 marchas, embreagem dupla que permite uma marcha preparada e engatada para aumentar a velocidade das trocas de marchas. Na parte de tração é feita para roda através de eixo cardan, (feito para não ter manutenção, resumindo, a moto acaba e o cardan continua), e tem até freio de mão, mas falta mais potência neste freio e um sensor para não deixar arrancar com o freio acionado, este tipo de freio é necessário em terreno íngreme pois não tem como deixar o motor engatado, possui freios com ABS na dianteira e traseira.
Fotos: Josué Vicente
Sobre regulagem da suspensão de fábrica, não gostei da parte dianteira. Logo que peguei a moto fui andar pela cidade e notei que a suspensão dianteira dava batente facilmente, ai comecei a endurecer até parar de dar final do curso.
Fotos: Josué Vicente
Suspensão traseira possui apenas um braço, e o cardan passa por dentro do braço. Confesso que ficou um show o design!
Fotos: Josué Vicente
-->
Banco é grande e confortável, tanto para garupa como para o piloto. Até pilotos grandes e acima do peso pilota confortável.
Posição dos comandos do punho no começo gera uma confusão, porque estamos acostumados num padrão, e o da VFR1200 é uma pouco diferente; por exemplo:
- Piscar farol alto, eu trocava a marcha para cima, kkkkkk
- Acionar ou desligar o pisca, eu acabava buzinando, kkkkkk
- Buzinar, eu desligava pisca, kkkkkk
- Acionar ou desligar o pisca, eu acabava buzinando, kkkkkk
- Buzinar, eu desligava pisca, kkkkkk
Punho Esquerdo
-->
Punho Direito
Eu mesmo dava risada, até me acostumar…
No geral a moto é muito prazerosa de pilotar, confortável, excelente para estradas.
Como de praxe levei a moto para o dinamômetro, mas fiquei frustrado. Preparamos a moto, calibramos a máquina, e na hora de puxar e fazer as medições, eis a surpresa, a moto como é toda eletrônica inclusive o câmbio, não mudava de marcha, porque para ela a moto estava parada. Pedi para Honda desligar o sensor, mas não obtive sucesso no pedido.
Agora vamos ao teste de fato:
Na Pista
Esta é a parte que amo fazer… Nossa, como é bom!!! Claro que este modelo não é uma superesportiva mas tem desempenho como tal, com algumas limitações.
Minha primeira preocupação seria como a moto se comportaria nas reduções de marchas em alta performance, e o desempenho dos freios ABS, que para pista, não gosto nenhum pouco.
A moto é pesada, e isso dificulta na agilidade, aceleração, frenagem, mas sobre as curvas, ela me surpreendeu, mesmo com suas limitações .
Uma curiosidade que eu gostaria de dividir com vocês:
Fotos: Rodrigo Wood
Na pista estavam alguns pilotos inexperientes, mas já fizeram cursos de pilotagem e andavam em Track Days e eu mesmo com esta moto não tive dificuldades em ultrapassar com facilidade. Estavam com DUCATI 1198, ZX10, SRAD1000 , claro que pilotagem em alta performance requer treino e domínio da moto, e isso vem com tempo, mas é para vocês terem idéia que não é tão fácil e simples pilotar em alto nível, pois citei algumas motos que são muito superiores em performance, e não conseguiram me acompanhar mesmo eu estando com uma moto muito mais lenta.
Fotos: Rodrigo Wood
Motor: uma saúde de dar inveja a muitas esportivas, muito torque, 170cv, entrega a potência bem linear, sem sustos, mas chegava até destracionar nas saídas de curvas, eu já estava abusando e dei uma maneirada quando percebi que estava acelerando além do necessário para o teste.
Freio: é bom para o que o modelo foi proposto, mas quem me acompanha já sabe minha opinião sobre freios ABS nas pistas…. não gosto, freia menos no seco, e as vezes a gente se torna passageiro quando ele está atuando numa freada forte…
Fotos: Rodrigo Wood
Comecei a ficar a vontade na moto, e cada vez freando mais tarde, até chegou a um ponto que o ABS começava a atuar em quase toda freada, e na minha opinião antes da hora, e as vezes me sentia passageiro e a única coisa a fazer era meter marcha para baixo e esperar o ABS parar de liberar o freio. As vezes dava um frio na barriga…
Com toda essa atuação, a temperatura do óleo subiu muito e o pedal do freio traseiro baixou um pouco, para não arriscar fui para os boxes.
Fotos: Rodrigo Wood
Curvas e Suspensão: boa de curva, moto na mão, gostei muito na pista… me chamou atenção a reação da moto que avisava suas reações de limite. Da regulagem de fábrica, só endureci a suspensão dianteira e fechei quase todo retorno sobrando apenas um click, ai ficou mais equilibrada…
Velocidade máxima no velocímetro alcançada 270Km/h, quando bate no limitador de giro a 9.500 rpm em sexta marcha, ai cai a velocidade para 264Km/h.
Curiosidade: se acelerar sem esticar as marchas, simplesmente virar acelerador em 6° marcha ela não passa dos 264Km/h.
Curiosidade: se acelerar sem esticar as marchas, simplesmente virar acelerador em 6° marcha ela não passa dos 264Km/h.
Velocidades das marchas:
1° marcha 115Km/h
2° marcha 158Km/h
3° marcha 201Km/h
4° marcha 244Km/h
5° marcha 264Km/h
6° marcha 270Km/h
2° marcha 158Km/h
3° marcha 201Km/h
4° marcha 244Km/h
5° marcha 264Km/h
6° marcha 270Km/h
-->
Fotos: Josué Vicente
Câmbio:
Bem, esta é uma situação em que tive que me adaptar para pilotar em performance, mas foram apenas umas voltas na pista e já estava a vontade com o sistema eletrônico de acionamento.
O câmbio existe dois modos de utilização, automático ou manual:

Nos testes da pista notei quando freava e reduzia, que a velocidade de redução não era tão rápida, vou explicar: quando tinha que frear muito forte e reduzir muito rápido, o câmbio não acompanha a velocidade que era necessário, porque cada vez que se aciona o botão para reduzir, o câmbio fazia o seguinte: acelerava e engatava, isso marcha por marcha, e numa freada muito forte não conseguia engatar todas as marchas exatamente na hora que eu desejava, (se um dia motos de corrida tiver este tipo de câmbio, vão ter que acelerar a resposta).
Na Estrada
Esse é o habitat natural dela, essa sim é uma estradeira de verdade. Cheguei a pilotar por seis horas seguidas parando apenas para abastecer e cheguei inteiro no final da viagem, sem um formigamento, nem dor nas costas, e nem outro local do corpo, confesso que fiquei surpreso positivamente!
Fotos: Josué Vicente
Neste quesito é muito confortável tanto para piloto como para o garupa, macia, fácil de pilotar, estável mesmo em altas velocidades, muito segura nas freadas por causa do ABS (para mim indispensável para o modelo que foi proposto).
Posição de pilotagem é muito boa, a bolha corta o vento bem, não sendo necessário abaixar para andar numa velocidade cruzeiro, no caso dela é por volta de 175 a 190Km/h tranqüilo, moto na mão.
Consumos:
Velocidade média de 130Km/h fez 19,42Km/l.
Velocidade cruzeiro que o modelo comporta 175KM/h a 190Km/h fez 14,2Km/l.
Velocidade cruzeiro que o modelo comporta 175KM/h a 190Km/h fez 14,2Km/l.
Na Cidade
Dá para andar, o ideal é deixar ela no automático e acelerar, fica larga com retrovisores mas é só dar uma retraída nos retrovisores que ela passa em locais apertados com pouco de prática, e dá para ir trabalhar numa boa.
Cada detalhe é muito bem acabado, e de um bom gosto enorme…
Conclusão:
Excelente moto, uma verdadeira estradeira, confortável tanto na posição de pilotagem como para garupa, muito estável em altas velocidades, câmbio automático excelente, acelerando suave as marchas são trocadas e você quase não percebe, ótima na estrada, não é visada de roubo, belo design, excelente acabamento, pilotos grandes se acomodam bem neste modelo, tem que se adaptar com a posição dos comandos do punho para não se confundir e dar um de navalha, kkkkk, é necessário endurecer a suspensão dianteira para não dar batente com facilidade, e melhorar na estabilidade em altas velocidades, mas isso é fácil, só apertar a regulagem em cima das bengalas, e travar um pouco retorno.
Gostei demais deste modelo, muito seguro e o ABS é excelente para que foi proposto; simplesmente uma moto sensacional.
Gostei demais deste modelo, muito seguro e o ABS é excelente para que foi proposto; simplesmente uma moto sensacional.
Abraços e até o próximo teste….
Teste de verdade, só aqui no Moto Esporte e no loucos por motos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário