KTM inaugura na 1190 Adventure um controle de estabilidade inteligente
POR CARLO VALENTE
DO INFOMOTORI.COM/ITÁLIA
COM RAPHAEL PANARO
AUTO PRESS
O bom momento do mercado brasileiro de motocicletas premium tem atraído as mais famosas marcas do mundo. Só nos últimos anos, Ducati, Triumph e MV Agusta passaram a atuar no Brasil. Agora será a vez da austríaca KTM desembarcar. Em parceria com a Dafra, a tradicional fabricante de motos promete vender seus produtos aos consumidores brasileiros até o final do ano. Os modelos ainda não foram definidos, mas a KTM admite que vai começar no segmento off-road – terreno em que a fabricante fica bem à vontade. Os modelos serão montados em CKD na fábrica da Dafra em Manaus, no Amazonas. A partir de 2015, novos produtos off-road e outros street – Duke 200 e 390 serão as primeiras – serão produzidos pelo mesmo processo. E uma das motocicletas que podem chegar por aqui nessa “leva” é a maxitrail KTM 1190 Adventure, uma bigtrail que tem como grande diferencial a segurança.
A moto top da marca conta com um inédito controle de estabilidade, que trabalha em conjunto com os freios ABS. Desenvolvido pela alemã Bosch, o Motorcycle Stability Control – MSC – traz sensores que checam, a cada centésimo de segundo, a velocidade nas rodas, o ângulo da moto em relação ao solo e o grau de giro do guidão. Com esses dados, o sistema projeta o limite de aderência e atua nos freios, indivudualmente em cada roda, para devolver o controle em caso de perda de aderência. O dispositivo também ajuda a evitar outras situações de risco, como as quedas chamadas de “lowsiders”, quando as rodas derrapam em função de uma frenagem exagerada. Segundo a Bosch, os sensores detectam a iminência da derrapagem e limitam preventivamente a força máxima de frenagem.
POR CARLO VALENTE
DO INFOMOTORI.COM/ITÁLIA
COM RAPHAEL PANARO
AUTO PRESS
O bom momento do mercado brasileiro de motocicletas premium tem atraído as mais famosas marcas do mundo. Só nos últimos anos, Ducati, Triumph e MV Agusta passaram a atuar no Brasil. Agora será a vez da austríaca KTM desembarcar. Em parceria com a Dafra, a tradicional fabricante de motos promete vender seus produtos aos consumidores brasileiros até o final do ano. Os modelos ainda não foram definidos, mas a KTM admite que vai começar no segmento off-road – terreno em que a fabricante fica bem à vontade. Os modelos serão montados em CKD na fábrica da Dafra em Manaus, no Amazonas. A partir de 2015, novos produtos off-road e outros street – Duke 200 e 390 serão as primeiras – serão produzidos pelo mesmo processo. E uma das motocicletas que podem chegar por aqui nessa “leva” é a maxitrail KTM 1190 Adventure, uma bigtrail que tem como grande diferencial a segurança.
A moto top da marca conta com um inédito controle de estabilidade, que trabalha em conjunto com os freios ABS. Desenvolvido pela alemã Bosch, o Motorcycle Stability Control – MSC – traz sensores que checam, a cada centésimo de segundo, a velocidade nas rodas, o ângulo da moto em relação ao solo e o grau de giro do guidão. Com esses dados, o sistema projeta o limite de aderência e atua nos freios, indivudualmente em cada roda, para devolver o controle em caso de perda de aderência. O dispositivo também ajuda a evitar outras situações de risco, como as quedas chamadas de “lowsiders”, quando as rodas derrapam em função de uma frenagem exagerada. Segundo a Bosch, os sensores detectam a iminência da derrapagem e limitam preventivamente a força máxima de frenagem.
O MSC se alia ao eCBS – sistema que distribui a pressão de frenagem entre as rodas – e evita a propensão da motocicleta de “perder a frente” quando o freio é acionado em uma curva. O sistema entra em ação e, novamente, encontra a melhor dosagem de força dos freios. Em casos mais extremos, o MSC também impede que a roda dianteira empine numa arrancada muito forte ou que a traseira saia do chão quando o piloto freia a roda dianteira com força excessiva.
A KTM rotula a 1190 como aventureira. Mas o propulsor adotado na motocicleta oferece boa esportividade, o que a credencia também para andar forte no asfalto. Trata-se de um motor bicilíndrico montado em “V” com 1.195 cm³ de deslocamento – o mesmo usado na superesportiva RC8 –, mas com ajuste para prover um bom torque em giros médios. Ele é capaz de produzir 150 cv a 9.500 rpm e 12,5 kgfm de torque a 7.500 giros. Essa mecânica faz o modelo ser um das maxitrails mais potentes, juntamente com a poderosa Ducati Multistrada e seu propulsor Testastretta de 1.198 cc, 150 cv e 12,1 kgfm de torque. Para os mais estradeiros, o modelo ainda possui uma versão “R”, equipada com roda aro 21 na frente e protetor de motor de série. Na Itália, a KTM 1190 Adventure custa 15.610 euros – o equivalente a R$ 48.500 – e encara rivais como a BMW R1200 GS e a Triumph Tiger 1200.
Primeiras impressõesAventuras em série
POR CARLO VALENTE
DO INFOMOTORI.COM/ITÁLIA
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS
Vicenza/Itália – Em um primeiro olhar, a KTM 1190 Adventure se confirma uma esportiva travestida de aventureira. E esta premissa é obrigatória para uma explicação das sensações provocadas ao subir na motocicleta. A posição de pilotagem é bem alta em relação ao chão, além de ser confortável. O guidão e as pedaleiras são totalmente ajustáveis para atender à necessidade de quem vai em cima do modelo. Isso ajuda a ter tudo sob controle desde o início.
O som da partida do motor dois cilindros, sóbrio e abafado, é um convite a engatar a primeira marcha. A transmissão, inclusive, faz trocas suaves e rápidas. Já o propulsor bicilíndrico twin, apesar de ser um pouco “murcho” em giros mais baixos, descarrega toda sua potência quando passa das 3 mil rpm. O motor austríaco oferece tanta aceleração que pode fazer motos esportivas de alguns anos atrás ficarem envergonhadas. A proteção aerodinâmica do para-brisa pode arrefecer um pouco a adrenalina, mas o desempenho não deixa a desejar.
DO INFOMOTORI.COM/ITÁLIA
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS
Vicenza/Itália – Em um primeiro olhar, a KTM 1190 Adventure se confirma uma esportiva travestida de aventureira. E esta premissa é obrigatória para uma explicação das sensações provocadas ao subir na motocicleta. A posição de pilotagem é bem alta em relação ao chão, além de ser confortável. O guidão e as pedaleiras são totalmente ajustáveis para atender à necessidade de quem vai em cima do modelo. Isso ajuda a ter tudo sob controle desde o início.
O som da partida do motor dois cilindros, sóbrio e abafado, é um convite a engatar a primeira marcha. A transmissão, inclusive, faz trocas suaves e rápidas. Já o propulsor bicilíndrico twin, apesar de ser um pouco “murcho” em giros mais baixos, descarrega toda sua potência quando passa das 3 mil rpm. O motor austríaco oferece tanta aceleração que pode fazer motos esportivas de alguns anos atrás ficarem envergonhadas. A proteção aerodinâmica do para-brisa pode arrefecer um pouco a adrenalina, mas o desempenho não deixa a desejar.
O conjunto dos pneus com rodas de 19 polegadas na frente e 17 atrás possibilitam que a 1190 encare estradas de terras, mas o “terreno de caça” da moto é o asfalto. Nas curvas, o poder de maneabilidade do modelo é único. Um dos motivos de tal “temperamento” é a combinação dos pneus Continental e a suspensão calibrada com precisão. Já no modo Sport – o mais agressivo –, o controle de tração e o feedback do motor estão em uma perfeita união. O piloto sempre sabe o que está se passando com a moto em uma margem alta de segurança. Algo que também acontece com os freios ABS. Ele são menos invasivos na pilotagem e permitem uma melhor exploração do potencial da moto.
A grande novidade da KTM, o Motorcycle Stability Control – MSC – , não interfere diretamente na condução. Mesmo fazendo algumas “peripércias” durante o teste, a eletrônica não notificou nenhuma intervenção do sistema. Claro que o instinto de auto-preservação falou mais alto, mas é reconfortante saber que, em casos mais extremos, há sempre “alguém” cuidando da segurança.
Ficha técnicaKTM 1190 Adventure
Motor: A gasolina, quatro tempos, 1.195 cm³, de dois cilindros gêmeos em “V” a 75º, oito válvulas, comando duplo no cabeçote e refrigeração líquida. Injeção eletrônica
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: 150 cv a 9.500 rpm.
Torque máximo: 12,5 kgfm a 7.500 rpm
Diâmetro e curso:105,0 mm X 69,0 mm.
Taxa de compressão: Não informado.
Suspensão: Dianteira com garfo invertido WP de 190 mm. Traseira monochoque WP de 190 mm com ajuste eletrônico.
Pneu: 120/70 R19 na frente e 170/60 R17 atrás.
Freios: Disco duplo de 320 mm na frente e disco simples de 267 mm atrás. Oferece freios ABS de série.
Dimensões: Chassi em treliça com 2,26 metro de comprimento, 1,45 m de altura e 89 cm de largura. 1,56 m de distância entre-eixos e 86 cm de altura do assento.
Peso: 212 kg a seco.
Tanque de combustível: 23 litros.
Produção: Mattighofen, Áustria.
Lançamento mundial: 2013.
Preço na Europa: 15.610 euros – o equivalente a R$ 48.500.
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